sexta-feira, 4 de setembro de 2020

O QUE ACONTECERÁ A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO DA QUEDA RECORDE DO PIB BRASILEIRO?

 



 

Artigas

 

 

A queda  de 9,7% do Produto Interno Bruto (PIB)

 

Para que serve o PIB numa economia CAPITALISTA?

 

O PIB serve para medir a atividade econômica, tendo como a análise do resultado do crescimento econômico do país em questão. Ao calcular o PIB cria-se não só a possibilidade de analisar o crescimento econômico, mas também oportuniza comparações com outros países.

 

Esse nível de crescimento pode também indicar possíveis problemas (caso não tenha crescido como o esperado) e, assim, permitir diagnósticos que apontem caminhos para a melhoria da economia.

 

Também permite analisar quais setores da economia geram mais ou menos renda. Sendo assim, é possível identificar as fragilidades econômicas, bem como enxergar em quais setores deve-se investir.

 

O PIB no primeiro trimestre (janeiro/fevereiro/março) teve uma queda de 2,5% e no segundo trimestre (abril/maio/junho) acentuou mais ainda a queda em 9,7%.

 

Do ponto de vista capitalista, isto significa não desenvolvimento, consumo negativo das famílias, governo, investimento, agropecuária, indústria e serviços .

 

O mercado de trabalho sem horizonte de quando a situação poderia se normalizar, as empresas com milhares de demissões   dos trabalhadores e algumas com a perda da faturamento fecharam as portas.

 

O país já começou essa crise com muito desemprego e uma limitação para gerar trabalho.

 As economias Latino Americanas também estão com seu PIB com queda livre, enfim o resto do mundo igualmente, devido à crise mundial do capitalismo e a pandemia que se instalou.

 A pergunta que não quer calar é o que vai acontecer quando começarem a retirar os estímulos?

 As oportunidades serão poucas ou  é a Barbárie ou Socialismo.

 Quanto às empresas que fecharem as portas e demitirem todos os trabalhadores, uma forma de reverter desemprego é os trabalhadores ocuparem suas fábricas, e começarem a produzir novamente, mas com características socialistas.

 Dentro desse processo, a classe trabalhadora precisará ir às ruas do País para reivindicar a necessidade de transformação social, mostrando a força que tem, porque quem produz a riqueza é a classe trabalhadora, e uma das oportunidades é a aplicação do Programa de Transição.

 Viva o Socialismo!