segunda-feira, 7 de setembro de 2020

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA 100% LAICA,GRATUITA E DE QUALIDADE!



Fábio Pereira

O governo do Estado realizou um ataque brutal à educação pública mandando fechar a ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RIO GRANDE DO SUL, localizada na rua Washington Luís no centro da nossa capital, Porto Alegre. 

Em plena pandemia mundial do Covid-19, às vésperas de feriadão, o governo age de forma arbitrária e truculenta arrombando o cadeado da escola, recolhendo todos os documentos oficiais dos alunos, todos os materiais, armários, estantes, pertencentes aos professores e direção da escola, levando tudo para dentro de carros e caminhões com identificação da Secretaria de Educação, retirando então tudo de dentro da escola SEM NENHUMA AUTORIZAÇÃO DA DIREÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE ESCOLAR, deslocando todos os pertences da escola para outra escola no bairro Cidade Baixa. 

A ação gerou revolta da comunidade escolar que decidiu ocupar a escola apoiada e recebendo solidariedade na ocupação dos movimentos sociais, direções de sindicatos, comitê estadual das educadoras contratadas e a comissão estadual de educação do RS.

Um dos argumentos utilizados pelo governo para fechamento da escola é que irão utilizar o prédio para a construção de um albergue para atender moradores de rua. Existem tantos outros prédios abandonados no centro da capital que podem ser utilizados para atender esta necessidade e não vemos como justificativa fechar uma escola pública de tradição da capital gaúcha e de nosso Estado; casualmente a escola leva o nome do Estado e a ação representa o descaso e o abandono com o compromisso com o principal pilar de construção de uma nova sociedade, a EDUCAÇÃO.

 A EDUCAÇÃO PÚBLICA 100% LAICA,GRATUITA E DE QUALIDADE!  

Estudamos nesta escola e temos orgulho de dizer para todos e todas o significado da real importância da educação pública.Esta foto é uma lembrança de 2016, quando cogitaram em fechá-la.Temos total acordo que fechar escolas é tirar o direito de acesso dos trabalhadores e contribuir para que a luz da educação se apague e aumente no dia a dia a criminalização. 

Abraçar a escola e a comunidade é educação, iluminar a vida das crianças e dos jovens nas escolas é educação. Defender a educação pública é compromisso de todo trabalhador que quer construir uma nova sociedade. Recebemos a triste notícia que querem fechá-la novamente, hoje aconteceu mais uma vez,4 anos depois; um ato foi realizado na frente da escola para não fechá-la.

Nossa luta na sociedade deve ser para abrirmos cada vez mais escolas públicas ao invés de querermos fechá-las.Fechar os Neejas,fechar a ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RIO GRANDE DO SUL, em plena pandemia de COVID-19 neste ano de 2020,sendo esta a segunda tentativa de um governo (EDUARDO LEITE), que segue a política do governo anterior (SARTORI); continuar com a política de precarização do trabalho e sucateamento das escolas não é a solução para resolver os problemas da educação pública; não temos que enxugar a EDUCAÇÃO, temos que defender a EDUCAÇÃO PÚBLICA, laica, gratuita e de qualidade. Nossa posição na sociedade deve ser pela educação e dizer aos governos NÃO FECHEM AS ESCOLAS!

Onde está a entrega do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO para a população gaúcha e da nossa capital? NÃO ao fechamento dos NEEJAS! Quantos governos vamos ter para entregar a escola de volta (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO), nos braços da população e devolver a escola para nossa educação? Pela abertura de cada vez mais escolas públicas, CONTRA o fechamento de escolas e na defesa da EDUCAÇÃO PÚBLICA!