sábado, 12 de setembro de 2020

AONDE VAI O PROGRESSISMO NO BRASIL?

 


 CARMANIM ELIZALDE

 O PC DO B  e PT VOTAM NA "PILANTROPIA" DAS IGREJAS NO CONGRESSO NACIONAL E O PSOL LANÇA UM EX-COMANDANTE DA PM NO RIO DE JANEIRO COMO CANDIDATO A VICE-PREFEITO

PRA QUE BOLSONARO? WITZEL? CRIVELLA? 

É menos incômodo para a burguesia governar com o progressismo do que com o fascismo. O fascismo é o último recurso, quando com "olhos fechados", a burguesia prepara-se para  se jogar no precipício, por não ter como evitá-lo.

A esquerda revolucionária deve esclarecer para as massas mais do que nunca, que o progressismo quando procura se ligar à ideia de revolução social, de transformação social, cumpre uma das funções mais nefastas que pode existir no que diz respeito à evolução da consciência política dos trabalhadores na direção da luta por um partido operário revolucionário, condição sine qua non para a tomada do poder político pela classe trabalhadora. 

Nesse sentido, papel mais nefasto ainda são aqueles que se reivindicam trotskistas da IV Internacional, e participam do PSOL, um partido que já no seu próprio nome indica que o socialismo é para os dias de festas, das calendas gregas, e a liberdade é a "livre" perpetuação da propriedade privada dos meios de produção e do "livre" mercado.

Chamamos os lutadores da esquerda em todo o país a refletirem sobre o que não se trata de um episódio conjuntural, mas de todo um programa político, de uma estratégia política daqueles que elegeram o parlamento como um "Véu" para encobrir a sua defesa da ditadura do capital.

"(...) A mais democrática das democráticas repúblicas parlamentares não passa em última instância da ditadura do capital.(...)" (Lênin, O estado e a revolução)