domingo, 6 de setembro de 2020

COLETIVO DE SERVENTES E COZINHEIRAS

 O Agrupamento Tribuna Classista apoia o Coletivo de Serventes e Cozinheiras do município de Alegrete, situado na fronteira-oeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Segue abaixo o Boletim publicado pelas companheiras visando organizar a luta contra toda a opressão que em última instância é a opressão de classe social. 


A palavra coletivo no dicionário quer dizer: adjetivo que é capaz de abranger um grande número de pessoas e ou coisas. Coletivo pode ter vários significados conotativos também.

No parâmetro de formação de grupos são formados por um determinado número de pessoas, que por alguma razão, resolvem montar um coletivo, com um objetivo em comum.

Coletivos têm força, tem, voz, tem vez, em qualquer lugar na sociedade.

Socialmente, vários coletivos formados para uma luta específica, torna-se unificada. Aglutinando pessoas e ideias, ações, para um resultado em comum.

São exemplos de coletivos: coletivos LGBT; Feminista; de trabalhadores de uma categoria específica,etc.;

Diversas são as razões que levam à montagem de um coletivo. Geralmente, é por um segmento da sociedade, que sente a necessidade de formar um coletivo, para juntos, buscar maior visibilidade e um maior amparo, seja ele, jurídico, social ou das próprias pessoas que formam o coletivo.

 

OBJETIVO:

 

·   Ter visibilidade para a classe;

·    Ter representatividade;

·   Estudar leis: Regime Jurídico; Lei Orgânica do município; entre outras...

·   Ler livros em conjunto;

·  Promover encontros: filmes, palestras, grupos de estudo. Podendo ser mensalmente;

·    Conhecer os direitos trabalhistas;

·   Convidar serventes e cozinheiras, não apenas que trabalhem no município, mas também de outros lugares, a fim de ampliar a rede de contatos.