sexta-feira, 28 de outubro de 2022

TODO O APOIO AO ATO DO PARTIDO OBRERO DA ARGENTINA NO DIA 29/10 NA PRAÇA DE MAIO

 ABAIXO OS POLÍTICOS CAPITALISTAS! Vamos colocar em pé um novo movimento popular com bandeiras socialistas!


O Agrupamento Tribuna Classista saúda daqui do Brasil os massivos  atos realizados pelo Partido Obrero da Argentina que ocorreram nas províncias de Córdoba, Neuquén, Mar del Plata, Rio Negro, Salta e San Juan sob o lema "ABAIXO OS POLÍTICOS CAPITALISTAS! Vamos colocar em pé um novo movimento popular com bandeiras socialistas.", iniciativa essa que culminará com um grande ato no dia 29/10, na Praça de Maio.

Queremos saudar aos dirigentes e militantes do SUTNA, do Polo Obrero, professores estaduais e municipais, trabalhadores das estatais, membros da comunidades mapuches, artistas, etc. que marcaram sua presença massivamente, responsáveis pelas principais lutas operárias e populares do último período.

Uma saudação especial para o Polo Obrero que impulsiona a luta contra a fome e os trabalhadores do SUTNA que livraram uma poderosa luta obtendo uma enorme conquista emblemática para todos os trabalhadores da América Latina.

Nos solidarizamos com o PO contra os enormes ataques sofridos por uma verdadeira frente ampla patronal, que reuniu desde as câmaras empresariais, os monopólios dos meios de comunicação,  governadores da direita e centro-esquerda, o governo de Alberto e Cristhina Fernandez, a oposição burguesa, a Justiça e a burocracia sindical. 

Em defesa do companheiro Alejandro Crespo, acusado de ter impulsionado uma "luta selvagem" movida por "interesses partidários" por ser militante do PO, que em última instância é um ataque ao SUTNA e os operários e operárias dos pneumáticos, os quais o companheiro foi o principal dirigente de uma poderosa luta, e do companheiro Eduardo Belliboni, dirigente do Polo Obrero, atacado ferozmente por levar à frente a luta do movimento piqueteiro e dos desempregados. Uma verdadeira campanha de guerra dos ajustadores contra aqueles que enfrentam o ajuste.

Como assinalou o Prensa Obrera: "A crise do peronismo exposta nos atos de 17 de outubro tem, como já assinalamos um caráter histórico. A Frente de Todos de Massa, Alberto e Cristina colocou os trabalhadores de joelhos diante do FMI, acompanhados pela oposição de direita Juntos pela Mudança, conforme expresso no acordo orçamentário de 2023.", aqui no Brasil, a chamada Frente da Esperança em torno da candidatura Lula, virtualmente eleita no segundo turno que ocorrerá no próximo 30/10, que é a histórica política de frente popular, agravada por se constituir numa frente ampla, sem limites à direita, possui esse mesmo conteúdo político, a qual será utilizada pelo grande capital em uma situação de agravamento da crise capitalista como uma medida emergencial para contenção do movimento operário e das massas cada vez mais pauperizadas, 

Por isso estamos de acordo com a palavra-de-ordem: "Fora os políticos capitalistas!" Aqui no Brasil, as duas candidaturas, tanto do bolsonarismo, como do lulismo representam dois grandes blocos da burguesia e do imperialismo, uma abertamente direitista que está no governo e está sendo repudiada por milhões de trabalhadores que estão pagando o pão que o diabo amassou com um infame arrocho salarial e o desemprego em massa, e a outra com um verniz popular emprestado pelo PT e por Lula, que reúne toda velha direita golpista do PSDB e outras expressões menores da burguesia, que se deslocou para a política de frente popular com a finalidade de promover uma auto-reciclagem. O Agrupamento Tribuna Classista nesse sentido está defendendo o voto nulo ou branco nesse segundo turno em nome da independência política dos trabalhadores e suas organizações diante destas duas alternativas do grande capital nacional e internacional. 

 - Viva o PO e todas as organizações como o Polo Obrero, o Plenário das Trabalhadoras, o SUTNA, etc. que mobilizam e organizam neste momento milhares de trabalhadores na Argentina em defesa das suas necessidades mais imediatas!

- Por governos de trabalhadores em toda a América Latina!

- PELA UNIDADE SOCIALISTA DA AMÉRICA LATINA!