sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Florianópolis: Uma polêmica com a Frente Eleitoral (PSOL-PT-PCdoB-Rede-PSB-PDT e UP)

Publicamos aqui a primeira de uma série de posições políticas nas eleições municipais que já estão em curso que pretendemos discutir e abrir uma perspectiva de luta revolucionária.

A nota política foi extraída do site do PSTU, partido com o qual possuímos um debate histórico e programático, desde os tempos da corrente que se constituiu em sua maioria política, a extinta Convergência Socialista. 

No entanto, possuímos muito mais concordância política com esta nota, do que discordância, e tomamos a liberdade de publica-la, porque do ponto de vista eleitoral, um aspecto da luta política dos trabalhadores, é o que mais nos aproxima para que possamos abrir uma perspectiva de independência de classe, num terreno, como já demonstram as pesquisas, extremamente desfavorável para a classe trabalhadora, aonde a burguesia diante da sua crise, da crise que tem um alcance mundial do capitalismo, é obrigada a cercear cada vez mais os direitos políticos dos explorados, como podemos ver na atual legislação eleitoral, que semiproscreveu os direitos políticos daqueles que lutam contra o conjunto do regime político e as suas consequências sociais que promovem um verdadeiro genocídio das massas pauperizadas através da  pandemia e da miséria crescente da maioria, enquanto um punhado de capitalistas se aproveita da crise humanitária, para aumentar o seu parasitismo arrancado da força de trabalho, através do estado capitalista. 


Ver link:

https://www.pstu.org.br/florianopolis-uma-polemica-com-a-frente-frente-eleitoral-psol-pt-pcdob-rede-psb-pdt-e-up/ 


PSTU Florianópolis

Surgiu em Florianópolis (SC) uma frente eleitoral que promete resolver os problemas do povo na cidade. Essa frente é encabeçada pelo PSOL (Professor Elson prefeito), pelo PT (Lino Peres vice) e reúne REDE, PSB, PCdoB, PDT, UCB, PCLCP e UP.

Mas a verdade é que esta frente eleitoral já nasceu incapaz de resolver os problemas imediatos e históricos que afligem o povo trabalhador de Florianópolis por três motivos: 1) congrega partidos que se proclamam socialistas com partidos burgueses como REDE, PDT,  e PSB e partidos traidores e de conciliação de classe, como o PCdoB e o PT; 2) o programa reformista dessa frente sequer arranha a superfície dos problemas reais que afligem a classe trabalhadora; 3) não é uma frente contra Bolsonaro nem contra Mourão.

Quem promete governar para todos mente para alguém

O lema dessa Frente Eleitoral é “Uma Floripa de toda a nossa gente”. Mas, afinal, o que isso realmente significa? Significa que PSOL/PT/REDE/PDT/PSB/PCdoB/UP prometem governar para todos, sem distinção de classes sociais. Prometem um governo bom para os patrões e bom para os trabalhadores, bom para o especulador imobiliário e bom para o trabalhador sem-teto. Prometem um governo bom para os empresários do transporte e bom para os passageiros que sofrem espremidos em seus ônibus. Essa frente promete um governo bom para os empresários da Saúde e bom para os pacientes que agonizam nas portas dos hospitais. Ou seja, querem acender uma vela para deus e outra para o diabo. Isso não funciona.

Diga-me com quem tu andas…

Essa frente eleitoral PSOL/PT/PCdoB/REDE/PDT/PSB/UP diz que seus partidos  prezam pela “transparência e ética na gestão”. Ora, quer dizer que o PT, que se envolveu em mega escândalos de corrupção com banqueiros e empreiteiras, e saqueou os cofres públicos, é um partido que prima pela ética e pela transparência?! Quer dizer que o PDT, cujo presidente é réu por improbidade administrativa e investigado por Caixa 2, preza pela transparência e ética?! E o que dizer do PSB de Heráclito Fortes, o “boca mole” da lista de propinas da Odebrecht, e que abrigou Fernando Bezerra Coelho, ex-ministro de Dilma, e que teve R$ 258 milhões em bens e dinheiro bloqueados pela justiça por corrupção[1]?

A frente eleitoral segue a velha cartilha econômica dos prefeitos passados

Não bastassem as modestas medidas para a Educação e para a Saúde, a Frente Eleitoral não diz de onde tirará dinheiro para fazer o que promete. E na política o silêncio diz muito.

PSOL/PT/PCdoB/REDE/PDT/PSB/UP não dizem uma palavra sobre a auditoria e a suspensão da dívida pública de Florianópolis com grandes empresários e banqueiros! Não se posicionam contra as polpudas renúncias e isenções fiscais concedidas aos grandes empresários na cidade e ficam em silêncio em relação aos grandes devedores da capital. Ou seja, enquanto os trabalhadores sofrem com a inflação, com o desemprego e com o endividamento, os milionários de Florianópolis seguirão devendo os cofres públicos, num eventual governo PSOL/PT.

A farsa do combate à extrema-direita

Os discursos do PSOL, do PT e PCdoB sobre um suposto fascismo do governo Bolsonaro são apenas meios para justificar suas alianças espúrias com partidos e figuras burguesas. Tanto é, que nas dezessete páginas do programa da frente eleitoral, sequer há as palavras “Bolsonaro” ou “fascismo”.

E olha que engraçado: o PCdoB se coligou com o PSL – o principal partido da extrema-direita do país – em 70 cidades, nestas eleições[2]. E o PT se aliou ao PSL em 145 cidades![3] Mas, ao contrário do PSOL, do PT e PCdoB, nós levamos Bolsonaro muito a sério. Não acreditamos em uma só palavra sua e sabemos que se ele e Mourão tiverem chances, tentarão dar um golpe militar no país. Por isso, todas as candidaturas do PSTU usarão as eleições pra denunciar os crimes de Bolsonaro e seu projeto autoritário gritando em alto e bom som: Fora Bolsonaro e Fora Mourão!

A alternativa socialista para Florianópolis

A única candidatura socialista para as eleições deste ano em Florianópolis é Gabriela Santetti e Diogo Leal, do PSTU. É, também, a única candidatura que diz toda a verdade para a classe trabalhadora e que se coloca a serviço das lutas pela derrubada de Bolsonaro e Mourão.

Queremos governar Floripa apoiados em Conselhos Populares, formados pelas organizações dos trabalhadores, nos bairros e locais de estudo, para substituir essa Câmara de Vereadores, composta por agentes do grande empresariado.

[1]Ver: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/04/12/os-investigados-do-psb.htm. Acesso em: 09 out. 2020.

[2]Ver: https://esquerdadiario.com.br/PcdoB-faz-coligacoes-com-PSL-em-70-cidades-e-afunda-ainda-mais-na-conciliacao-com-golpistas?fbclid=IwAR1RbsOQDRPsbY5CL5eAFxp9ALYtn5WyQyWYYM-6anv1L53WwS1SVFilAJ0. Acesso em 09 out. 2020.

[3]Ver: https://www.metropoles.com/brasil/psl-e-pt-deixam-ideologia-de-lado-e-se-unem-145-vezes-nas-eleicoes-2020. Acesso em: 09 out. 2020.