segunda-feira, 12 de outubro de 2020

CONSCIÊNCIA DE CLASSE

  

CLASSES SOCIAIS



                                                                                                                              Artigas

O conceito da consciência de classe, para compreender é necessário entender outros conceitos que orbitam junto à teoria Marxista, a saber:  Alienação, Classes Sociais, Ideologia

CLASSES SOCIAIS

É um conceito da Sociologia que se refere à divisão socioeconômica do mundo em um sistema capitalista.

CLASSE SOCIAL PARA KARL MARX

O pensador revolucionário alemão Karl Marx foi um crítico da divisão de classes sociais. Para o pensador, a divisão social do trabalho nada mais é que a exploração do trabalhador por parte da classe burguesa. Só existem, segundo Marx, duas classes sociais: a burguesia (donos dos meios de produção) e o proletariado (trabalhadores explorados pela burguesia).

CLASSE SOCIAL PARA O IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criou um sistema de medição que abrange cinco estratos sociais, que são as classes A, B, C, D e E.

Classe A: mais de 15 salários mínimos;

Classe B: de 5 a 15 salários mínimos;

Classe C: de 3 a 5 salários mínimos;

Classe D: de 1 a 3 salários mínimos;

Classe E: até 1 salário mínimo.

Na teoria marxista, a classe dominante é a burguesia, detentora dos meios de produção. A classe dominada é o proletariado, que não tem os meios de produção, mas participa com a principal engrenagem para manter o sistema produtivo: a sua força de trabalho.

ALIENAÇÃO

 

 

 Quando estamos falando em mente humana, em sentimentos, em percepção, temos que entender uma das ações do nosso pensamento que é a ALIENAÇÃO e suas repercussões. A palavra alienação, no âmbito psicológico, significa uma espécie de perda de consciência, perda do contato com a realidade das situações.

A partir do conceito de alienação, Karl Marx propôs a tese é de que o homem, no contexto do capitalismo, se aliena em relação ao fruto de seu trabalho e a sua própria essência e espécie:

“A alienação significa que a exteriorização e objetivação dos bens sociais que resultam do processo de trabalho tornaram-se autônomos e independentes do homem, apresentando-se como realidades estranhas e opostas a ele, como um ser alheio que o domina.”

Em síntese, a alienação do homem se dá, no contexto capitalista, em relação ao seu próprio trabalho, em relação ao processo de produção, em relação à natureza humana e em relação à sua própria espécie.

Na lógica do capital há, para Marx, uma inversão no sentidos das relações sociais: o homem passa a ser objeto e o objeto a ser sujeito. O que temos, desta forma, é uma mercantilização da vida e das relações sociais, estando o homem dominado pela produção.

 IDEOLOGIA

 


                                                                                                                      Homenagem a QUINO

A este conjunto de ideias que orienta o pensamento dos indivíduos de uma sociedade chamamos de ideologia. ... Para Marx, a ideologia – essas ideias que nos orientam a viver em sociedade – impede que possamos enxergar a realidade ao nos proporcionar uma visão única que não deve ser questionada.