quarta-feira, 12 de agosto de 2020

BANCÁRIOS, UMA CATEGORIA CHICOTEADA PELO GOVERNO GENOCIDA E PELOS BANQUEIROS COM A AJUDA DA CONTRAF/CUT E SEUS SINDICATOS, EM PLENA PANDEMIA DE MAIS DE 100 MIL MORTES!!!






TRIBUNA BANCÁRIA/DF, GRANDE POA E LITORAL NORTE DO RS 

     A categoria bancária começou a sua campanha salarial levando punhalada de tudo quanto é lado e ainda tendo que aceitar as perdas de direitos por vitória, como foi no BB, com o famigerado acordo emergencial e continua com o teatro dos encontros virtuais, totalmente controlados, promovidos pela burocracia da CONTRAF/CUT e seus sindicatos, onde ocorreram denúncias de que vários militantes das oposições no país inteiro foram bloqueados sua participação. 

    Com encontros muito esvaziados, anti-democráticos,  e num momento em que o governo e os banqueiros que receberam 2 trilhões de ajuda do mesmo,  atacam os bancários com demissões, fechamento de agências, retirada de direitos e com o crescente aumento da pandemia nos bancos, bem como o aumento de mortes de bancários, por falta total de segurança, com aglomerações de clientes e trabalhadores, sem a devida proteção e distanciamento, e com os banqueiros "públicos" e "privados" aumentando as famigeradas metas a cada mês, e pressionando para o cumprimento das mesmas, diariamente, as/os trabalhadores se tornaram reféns da política genocida do governo Bolsonaro e dos banqueiros, com a colaboração da pelega e traíra CONTRAF/CUT, cujos sindicatos  são apenas correias de transmissão das portarias superficiais e fajutas de prevenção ao contágio da Covid-19, pelas direções dos bancos.

        Apesar dos arroubos anti-Bolsonaro, o que nós vimos como resultado desses encontros remotos para tirar a pauta de reivindicações da campanha salarial foi uma nítida preocupação dos sindicalistas cutistas e aliados do país inteiro, de fechar um acordo (que inclusive a categoria só conhece alguns pontos principais, porque não se mostra o restante da minuta) o quanto antes, para usarem os sindicatos nas campanhas eleitorais dos partidos que fazem parte dessa grande salada de frutas pelega, que são as direções dos sindicatos cutistas. Aliás, em matéria de capitulação por conta de eleições é a marca registrada das mais diversas campanhas salariais.

        Como podemos ver, a categoria bancária, que não teve quarentena (apenas os grupos de risco estão afastados), assim como toda a classe trabalhadora, é a única vítima da pandemia. Os governos (federal, estaduais e municipais), legislativo (votou um auxílio emergencial que é pouco mais da metade do salário mínimo) e de contrabando votou diversas leis contra a classe trabalhadora em plena pandemia, dando carta branca para demissões e descontos nos salários, mostrando  que o capitalismo e sua crise mundial só querem manter e aumentar seus lucros, inclusive com a pandemia, às custas da classe produtora, através de uma exploração crescente. 

     Enquanto isso, a CONTRAF/CUT faz o que sempre fez, não mobiliza, não organiza e nem prepara a categoria para lutar pelas suas reivindicações, por aumento salarial, com a desculpa cínica de que estamos em plena pandemia, e por isso não podemos fazer greve. Mas trabalhar na pandemia com aglomerações nas agência pode.

     Essa campanha salarial deixa a nu a importância da luta por uma nova direção para o  movimento, uma direção que organize e mobilize efetivamente a categoria para uma greve forte que se faz necessária, para lutar pela defesa das principais reivindicações da categoria e pela imediata estatização do sistema financeiro, sob controle dos trabalhadores, para que o dinheiro dos bancos seja usado contra a pandemia, contra o desemprego e contra a carestia de vida!!

    Observação final: Os principais responsáveis pelas mortes dos bancários da CEF, do BB, dos bancos estaduais e privados, são o Governo Bolsonaro Genocida, banqueiros e os não menos genocidas governos estaduais e municipais, assim como a burocracia sindical que nada faz para mobilizar a classe trabalhadora contra o genocídio!!!

FORA BOLSONARO! POR UM GOVERNO DOS TRABALHADORES DA CIDADE E DO CAMPO!