terça-feira, 18 de abril de 2023

Sindicato dos trabalhadores no serviço público federal do Estado de Santa Catarina, SINTRAFESC, envia Nota de Repúdio contra a perseguição política dos companheiros César Arakaki e Daniel Ruiz, na Argentina


 
O Sintrafesc vem a público manifestar seu repúdio à condenação injusta e arbitrária de César Arakaki e Daniel Ruiz, militantes de esquerda na Argentina, membros do Partido Obrero e PSTU, respectivamente, que participaram de uma legítima manifestação contra a reforma da previdência imposta pelo governo de Mauricio Macri em 2017.

Arakaki e Ruiz foram condenados a três anos e meio e três anos de prisão efetiva, respectivamente, por supostamente agredirem um policial durante o protesto, que reuniu 300 mil pessoas nas proximidades do Congresso Nacional. Além disso, foram acusados de intimidação pública e ataque agravado contra a polícia por mais de duas pessoas, crimes que visam criminalizar o direito de manifestação e reprimir a luta social.

Consideramos que essa sentença é uma violação aos direitos humanos e à democracia, pois se baseia em provas contraditórias, ignorando as evidências que inocentam os réus. Trata-se de uma perseguição política aos ativistas que se opuseram à política neoliberal de Macri, que retirou direitos dos trabalhadores e dos aposentados, aumentando a pobreza e a desigualdade no país.

O Sintrafesc se solidariza com Arakaki e Ruiz, bem como com suas famílias, organizações e companheiros de luta. Não aceitamos que se criminalize o protesto social e se silencie as vozes dissidentes. Lutamos por uma sociedade mais justa e solidária em que defendemos o direito de resistir às injustiças e às opressões.