quarta-feira, 12 de abril de 2023

OPOSIÇÃO BANCÁRIA DO DISTRITO FEDERAL, DE LUTA CLASSISTA E PELA BASE SE PRONUNCIA CONTRA A CONDENAÇÃO DOS COMPANHEIROS CÉSAR ARAKAKI E DANIEL RUIZ, NA ARGENTINA

IMPORTANTES SETORES CLASSISTAS DO MOVIMENTO OPERÁRIO BRASILEIRO DIZEM NÃO À CONDENAÇÃO DAQUELES LUTAM CONTRA AS MAZELAS DO SISTEMA CAPITALISTA E SEUS MORIBUNDOS REGIMES POLÍTICOS





À CÂMARA FEDERAL DE RECURSOS PENAL DE BUENOS AIRES, ARGENTINA

A OPOSIÇÃO BANCÁRIA DF, organização dos trabalhadores bancários pela base em Brasília DF, Brasil, pede a absolvição de Daniel Ruiz e César Arakaki, acusados por sua participação na mobilização de 18 de dezembro de 2017 contra a pérfida reforma da previdência votada naquele dia no Congresso. Vemos com preocupação o pedido de prisão efetiva do promotor Juan García Elorrio, em um julgamento no qual a denúncia do afetado foi retirada pela inconsistência da denúncia, que apenas o representante do Ministério Público mantém.

As mobilizações massivas de dezembro de 2017 foram uma reação contra uma lei confiscatória das pensões. Visaram   barrar a tentativa do então governo Macri de aplicar uma reforma trabalhista. Hoje, a defesa das pensões e dos direitos trabalhistas continua sendo crucial para o povo argentino.

Todo o julgamento contra Arakaki e Ruiz visa condicionar futuras mobilizações populares. Uma condenação representaria um retrocesso para as liberdades democráticas no país, e seria um grande contraste com a impunidade de que gozam os responsáveis por crimes contra o povo. Conclamamos a apoiar a causa da absolvição e acompanhamos as mobilizações que ocorrerão na fase final do julgamento desta ação.


Brasília,  12 de abril de 2023.


OPOSIÇÃO BANCÁRIA DF