quarta-feira, 12 de abril de 2023

Importante declaração do agrupamento Luta Operária de solidariedade contra a condenação de César Arakaki e Daniel Ruiz, na Argentina, que serão julgados em mais uma tentativa de criminalização da luta dos trabalhadores

 




CÂMARA FEDERAL DE RECURSOS PENAL (BUENOS AIRES, ARGENTINA)


Nós, da organização Luta Operária do Brasil, pedimos a absolvição de Daniel Ruiz e César Arakaki, acusados por sua participação na mobilização de 18 de dezembro de 2017 contra a pérfida reforma da previdência votada naquele dia no Congresso. Vemos com preocupação o pedido de prisão efetiva do promotor Juan García Elorrio, em um julgamento no qual a denúncia do afetado foi retirada pela inconsistência da denúncia, que apenas o representante do Ministério Público mantém.

As mobilizações massivas de dezembro de 2017 foram uma reação massiva contra uma lei confiscatória das pensões. Vieram também para barrar a tentativa do então governo Macri de aplicar uma reforma trabalhista. Hoje, a defesa das pensões e dos direitos trabalhistas continua sendo crucial para o povo argentino.

Todo o julgamento contra Arakaki e Ruiz visa condicionar futuras mobilizações populares. Uma condenação representaria um retrocesso para as liberdades democráticas no país, e seria um grande contraste com a impunidade de que gozam os responsáveis por crimes contra o povo. Conclamamos a apoiar a causa da absolvição e acompanhamos as mobilizações que ocorrerão na fase final do julgamento desta ação.

Luta Operária
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil