quarta-feira, 17 de novembro de 2021

SOBRE A AUDIÊNCIA PÚBLICA DE ONTEM




 Lina Castilhos

Eu tive o privilégio de estar presente em mais um dia de luta ao lado de meus colegas da prefeitura Patrícia Da Rosa , Luis Euclides Gonçalves da Rosa Cláudia Patrícia Tiago Maicá, Dimitre, Vilma Siqueira , Maria Lucia Berriel Marta Loureiro , entre outros difíceis de nominar nesse momento, mas que estavam lá ou não ...

Ocupamos nosso espaço na câmara de vereadores e manifestamos nosso descontentamento quanto ao PLC 002/21, porém, se faz necessário pontuar algumas coisas:

1° - um secretário ao manifestar-se, resolveu abrir mão de qualquer postura ética e justificar sua defesa favorável ao projeto, dizendo que serventes ameaçam com atestados para não trabalhar,
2° - um vereador (situação) justificou seu voto favorável dizendo que servidores não serão exonerados e seguirão com seus direitos, pois é o que o projeto garante, mas não disse se a prefeitura e as futuras administrações poderão seguir mantendo essas promessas, já que os cargos não mais existirão e não se sabe como esses servidores serão remanejados,
3° - a falta de respeito, postura, consciência política e compreensão de alguns ccs (assessores/assessoras em sua maioria), em manifestar deboche e desdém mediante as falas dos servidores). Não foi diferente de alguns vereadores. Eu já fui cc, tive a oportunidade de trabalhar com o vice-prefeito que naquela oportunidade ocupava um cargo administrativo na câmara e ele sempre se demonstrou muito justo, com postura ética e acolhedora, eram outros tempos. Aprendi com meu colega de gabinete, o Caca Rocha , na época ele era o chefe de gabinete e mais de que o responsável por organizar o nosso gabinete ele primava pelo direito à fala e o dever do respeito, até porque somos diversos e cada um sabe em que lugar o calo dói mais, por mais que a gente se sentisse contrariados pelas manifestações. Assim aprendi e assim eu mantive e mantenho minha postura até hoje. Aliás, sou petista.. ainda que atualmente aprendendo a militar na extrema esquerda (e com muito orgulho), foi naquele partido que me constitui como cidadã política humanizada e eu gosto de tudo que me tornei. Com isso meus amigos e minhas amigas, eu não estou dizendo que sou melhor que qualquer pessoa, muito pelo contrário, quem dera.. quisera ou pudera, eu sou essa pessoa que vocês conhecem, desprovida de vaidade, tranquilidade e simpatia kkk porém, obstinada por justiça, ética e respeito. E me senti constrangida diante de tanta falta de compostura.
Sou funcionária pública, minha categoria é desvalorizada, estamos abaixo da pirâmide, acreditam eles, porém somos a máquina Pública! Não trabalhamos para o PT, para o MDB, PP, para nenhuma sigla política, embora sejamos sujeitos individuais com direito de se indentificar ou não com bandeiras partidárias, a gente trabalha para o PÚBLICO! Para o cidadão e cidadã que busca acesso e tem o direito de ser atendido com dignidade, dedicação e respeito e isso, tenho certeza de que a gente faz!
Se fomos à Câmara de vereadores, se solicitamos essa audiência, se a gente expôs nossas condições de trabalho e preocupações mediante à tantas reformas que é claro que a direita propõe para esmagar o pobre trabalhador, é porque a gente com o básico de R946,00 pila, acrescidas por tempo de serviço complementada com uma vale alimentação de R$82,00 em uma realidade de inflação à quase 11%, com família e outros compromissos.. a gente sabe como vai doer. É claro senhora secretária de educação (aliás, que eu admiro muito, pois durante o último estágio de minha graduação, ela nos acolheu no Lyons com tanta compreensão e empatia que.. bom..) - voltando- é claro senhora secretária que a gente fez o concurso consciente de nossos direitos e deveres, a gente leu o edital, nós estudamos e como diz meu colega Mike Tayson (que é gari) a gente exerce nossas funções com orgulho e consciente do que aceitamos quando tomamos posse. O que não significa que a gente precisa aceitar tudo o que os governos que são passageiros nos impõe. E com isso nem tô falando de voto ou campanha política, longe de mim, até porque meu voto é precioso e eu não barganho, mas estou falando sobre às vezes nos sentir sobrecarregados porque as pastas responsáveis por cada um de nós, nem sempre conseguem dar conta de nos repor o material que falta para realizar o trabalho que estamos lá para fazer.. daí muitos funcionários com o salário defasado precisa comprar do seu bolso, algum material de importância. Não é meu caso, trabalho em uma escola humanizada, organizada e preocupada com os funcionários, mas me solidarizo com a luta de meus colegas! Consciência de classe é tudo..
4°- Terceirização, extinção de cargos como serventes e zeladores por exemplo, é declarar o desmonte do serviço público, uma vez que a gente sabe que a burocratização não irá facilitar as coisas. É claro que a gente sabe que os colegas não serão exonerados, o que não sabemos que quem mais será extinguido daqui um tempo, também, sobre o impacto dessas questões no RPPS, desculpa.. muito se fala, pouco se garante.. não existe como ficar calado enquanto tentam esmagar o quadro funcional.
Por fim, deixo aqui registrado, que eu me orgulho da luta, e lutar é necessário, dessa luta eu não eu não me retiro! Nós fizemos um concurso, entramos através dele e acredito honrar com minhas atribuições. E embora a gente viva uma hierarquia, ainda sim, somos servidores públicos e cargos organizativos não podem e nem devem supor que estão fazendo o melhor pelo funcionalismo ou pelo município, sem haver um diálogo aproximado entre as partes.

Desculpa se eu escrevi com alguns erros de concordância etc, tentei escrever da melhor forma possível, tampouco tentei ser desrespeitosa. Porém, cargo eletivo passará e nos efetivos, passarinho, entretanto, gostaríamos de passarinhar com dignidade, sem ter nossos direitos tomados por reformas absurdas, desumanas e sem garantia de segurança nenhuma!