sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

LIBERDADE A AHED TAMIMI E A TODOS OS PRESOS POLÍTICOS PALESTINOS


 

 

 

Do Brasil, o TRIBUNA CLASSISTA adere e apoia a campanha realizada pela Coordenação pela Refundação da Quarta Internacional - CRQI em defesa da jovem palestina, Ahed Tamimi, de apenas 16 anos, que se encontra presa neste momento, junto com seus familiares, por enfrentar com seus próprios punhos a sanha assassina do exército sionista de Israel, que promove um verdadeiro genocídio do povo palestino, junto com o imperialismo ianque e seu atual presidente, o piromaníaco Donald Trump.

Segue abaixo a Declaração Política da CRQI. Chamamos o conjunto do ativismo político no Brasil a se incorporar a essa campanha mundial, bem como os partidos e organizações democráticas e de esquerda: 

 

  DECLARAÇÃO INTERNACIONAL

Junto a dezenas de milhares de ativistas e organizações nos somamos à campanha internacional exigindo a liberdade da jovem palestina de 16 anos, Ahed Tamimi, e todos os presos políticos palestinos. 

 

Na terça-feira, 19 de dezembro, as Forças de Defesa Israelense (IDF) detiveram em Nabi Saleh, localidade de Cisjordânia, à jovem Ahed, a sua mãe Nariman e a sua prima, Nour.

 

Estas detenções inscrevem-se entre outras centenas que se intensificaram nos territórios ocupados como consequência da decisão de Donald Trump de mudar a embaixada norte-americana para Jerusalém, e reconhecer a esta cidade símbolo multireligioso, como patrimônio exclusivo do Estado de Israel.

 

A decisão do imperialismo tem aberto uma nova crise internacional. Os colonos que ocupam a zona localizada a 20 km de Ramallah desde 1977, os Halamish, vêm estendendo seu território com o apoio do exército e agora alavancados pelo respaldo imperialista têm avançado sobre novas fontes de fornecimento de água em território cisjordânio.

 

A viralização do vídeo, onde se vê a menina Ahed Tamimi esbofeteando aos soldados posicionados no pátio de sua casa, que no dia anterior tinham ferido gravemente a um de seus primos disparando no seu rosto, tem propiciado um golpe à imagem do poderoso exército de Israel. Os Tamimi são uma família de ativistas palestinos e referências da nova geração de lutadores que resistem à política de ocupação de Israel.

 

Ahed é o símbolo da resistência e do envolvimento dos jovens palestinos na luta pelo reconhecimento nacional e contra as ocupações do território. Como a cada sexta-feira, os habitantes de sua aldeia, com os meninos como protagonistas, marcham para protestar contra a ocupação protegida pelos soldados israelenses. Dessas mobilizações registra-se a imagem de Ahed aos 11 anos desafiando a um soldado armado até os dentes depois que estes mataram seu irmão. 

 

As declarações do Ministro de Educação de Israel, Naftalí Benet, reclamando que as meninas terminem seus dias na prisão, ou as do Ministro de Defesa Avigdor Lieberman – um homem que propugna uma Israel sem palestinos– ameaçou: “Todos ao seu redor, não só a menina, como também seus familiares, não escaparão do que merecem”, são o depoimento da virulência do imperialismo e do Estado de Israel para com o povo palestino desarmado e faminto.

 

Frente a esta nova arremetida sionista contra o povo palestino é fundamental unir forças a nível internacional para exigir a liberdade de Ahed e de todos os presos políticos.


- Repudiamos a perseguição do governo israelense e as detenções arbitrárias.
- Fora o imperialismo do Oriente Médio
- Fora o estado sionista de Jerusalém e da Palestina
- Liberdade a Ahed Tamimi! Liberdade a todos os presos políticos palestinos!

 

Assinam esta declaração internacional:

Partido dos Trabalhadores (PT) e Plenário de Mulheres Trabalhadoras - Uruguai
Partido Obrero e Plenário de Trabalhadoras – Argentina
Partido Obrero Revolucionário (POR) - Chile
Partido Revolucionário dos Trabalhadores (EEK) - Grécia
Partido Revolucionário dos Trabalhadores (DIP) - Turquia
Socialismo Revolucionário  - Bolívia
Tribuna Classista - Brasil
MWL (MTL) –Finlândia