domingo, 22 de outubro de 2023

ELEIÇÕES NA ARGENTINA


A crise do capitalismo na Argentina criou um caos social. O país está mergulhado numa dívida externa com o FMI; tem hiperinflação, desemprego e índices de pobreza nunca vistos.

Os  dois grupos políticos que se intercambiam no poder: o peronismo e o macrismo, esgotaram as condições de vida das massas desesperadas.  O país está à beira de uma verdadeira tormenta, mas a esquerda, que é importante, não consegue capitalizar este descontentamento. Neste rio revolto é que aparece a figura de Milei.

A ultradireita argentina representada nestas eleições por Milei e Bullrich querem atacar ainda mais as conquistas sociais e erradicar a consciência política de boa parte da população que se mobiliza contra os militares e contra os planos econômicos.

Massa, o representante do peronismo atua como uma espécie de saída organizada da burguesia frente àaventura que representa Milei.

Milei é um Bolsonaro “feito na Argentina”, um personagem que fala de acabar com a casta política, mas que busca uma frente com setores da burocracia sindical peronista como Luis Barrionuevo e com setores do macrismo.

As eleições para os setores da esquerda marxista são um episódio na luta pela conquista do poder. Elas servem para divulgar as ideias, medir sua influência e utilizar o parlamento burguês para agitar e propagandear um programa e uma política revolucionária, mas a luta real é nas ruas e na organização política.

Hoje, 22 de outubro, as correntes “Política Revolucionária” e o “Agrupamento Tribuna Classista” do Brasil se pronunciam a favor do voto pela “Frente de Izquierda Unidad” e alertam que uma vitória do Milei pode desencadear um caos similar ao que Bolsonaro fez no Brasil nos quatro anos de seu governo, do mesmo modo que Massa e a direita macrista darão continuidade aos ataques mais profundos que já realizaram e seguem realizando em seus governos que se sucederam. Entre as 4 candidaturas, existe uma alternativa dos trabalhadores.


Por isso:

Viva a luta da FITU! Fora Milei! POR UM GOVERNO DOS TRABALHADORES