domingo, 18 de junho de 2023

Morreu Esteban Volkov, neto de Leon Trotsky, na sexta-feira, 16/06, no México

Vide link: https://prensaobrera.com/obituarios/murio-esteban-volkov-nieto-de-leon-trotsky


Em frente à tumba de seu avô

Aos 97 anos, morreu Esteban Volkov, neto de Leon Trotsky. Volkov era filho da primeira filha de Trotsky, Zinaída Volkova, falecida em 1933. A partir de então, o menino uniu sua vida à do grande revolucionário russo e estava na casa de Coyoacán quando Trotsky recebeu um atentado fatal do stalinismo no dia 20 de agosto de 1940.

Volkov tornou-se o guardião do legado de seu avô. Nos anos 90 visitou a Argentina e participou de um evento da Federação de Boxe organizado por nosso partido. Em dezembro de 2006 retornou e exerceu uma atividade na Faculdade de Ciências Sociais da UBA.

Reproduzimos um artigo do nosso querido companheiro, Pablo Rieznik, publicado na Prensa Obrera nº 977 relatando esta visita. Segue o mesmo em homenagem a Esteban Volkov.

Esteban Volkov em Ciências Sociais (Prensa Obrera, nº 977 - 21/12/2006)
Foi um encontro privilegiado com a História que aconteceu na última quarta-feira, dia 13, pelas centenas de companheiros que lotaram o salão nobre da Faculdade de Ciências Sociais da UBA.

O contato direto com alguém que fala em seu “avô” quando se refere a Leon Trotsky não é comum. Foi sua única participação em Buenos Aires junto a um partido de esquerda. Assim, abriu exceção à visita ao país para apresentar um documentário sobre as Revoluções Russa e Mexicana.

Nos anos 90, Volkov estava na Argentina, em meio à euforia restauracionista e depois foi figura de um ato especial que organizamos na Federação de Boxe.

Mais de uma década e meia depois, como apontou Altamira à mesa, o contexto é o de uma crise mundial sem precedentes: as lutas revolucionárias na América Latina, o colapso do imperialismo ianque na Ásia. Volkov, por sua vez, não apenas partilhou com seu público várias experiências, que incluíam a memória dramática do dia em que Trotsky foi assassinado, quando ele próprio tinha treze anos. Sua mãe e seus tios caíram em decorrência da repressão stalinista, e ele pôde vivenciar a caracterização do fundador do Exército Vermelho sobre a Quarta Internacional como a tendência política mais perseguida da história. Volkov fez uma defesa do legado de Trotsky, ou seja, de sua atualidade.
Paul Rieznik