quarta-feira, 1 de junho de 2016

TODO APOIO À GREVE DO CPERS E ÀS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS PELOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS NO RIO GRANDE DO SUL ATÉ A VITÓRIA E PELO ATENDIMENTO DE TODAS AS REIVINDICAÇÕES!

                                                                     


Fábio André Pereira (TRIBUNA CLASSISTA - CPERS / RGS)

No dia 13 de maio realizou-se no Gigantinho em Porto Alegre a assembléia do CPERS onde os educadores votaram pela GREVE POR TEMPO INDETERMINADO cansados de estarem sofrendo ataques e do TERRORISMO feito pelo governo SARTORI, GOVERNO DE GANGSTERS !!!!

Estavam presentes pouco mais de 2.000 pessoas que confirmaram então a tão chamada GREVE DE VANGUARDA, caracterização assim sempre feita pela ARTICULAÇÃO, que quando repudiava e atacava em suas falas preferia dizer que necessitava do diálogo e da negociação e não da VANGUARDA porque eram “GREVES FURADAS QUE NÃO DAVAM EM NADA”, fazendo uma reflexão tardia depois da emblemática TRAIÇÃO DO 11 DE SETEMBRO DE 2015, NO PEPSI ON STAGE, onde nós do TRIBUNA CLASSISTA defendemos juntamente com os companheiros do MLS, MLC, ALICERCE, PSTU, MES, CS, COMBATE CLASSISTA, CONSTRUÇÃO PELA BASE, RESISTÊNCIA POPULAR-FAG, PCB, CEDS, INTERSINDICAL, TOMAR OS CÉUS DE ASSALTO E O BLOCO DE LUTAS, a GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

Com o argumento de que era uma posição de “seita”, “de nos arvorarmos os donos da verdade”, a ARTICULAÇÃO GOLPEOU toda categoria do magistério decidindo em plena assembleia que iria ficar com a decisão do conselho geral do CPERS no momento mais decisivo da mesma, onde a votação foi pela ampla maioria dos presentes, no PEPSI ON STAGE, de permanecer em greve e por tempo indeterminado. Como se não bastasse só isso, temendo a reação da categoria, manobrou mais uma vez levando o conselho geral para SANTA MARIA, evitando então de dar uma satisfação para o carro chefe da greve que era PORTO ALEGRE.

Mas as coisas não tinham parado por ali, as armações e golpes na categoria continuariam. Em SANTA MARIA, na condição de membro majoritário da direção central do CPERS, a ARTICULAÇÃO aprovou no conselho geral a participação do CPERS na nova FRENTE BRASIL POPULAR. Além disso, a presidente HELENIR disse que conseguia dormir com a consciência tranquila e deitar a sua cabeça no travesseiro normalmente porque o que aconteceu naquela assembléia foi “um ataque de vândalos arremessando cadeiras na direção central” e que ela entendia que havia agido corretamente, ao não SOLICITAR A CONTAGEM DOS VOTOS NA ASSEMBLÉIA, porque o conselho geral pela maioria dos núcleos tinha votado não à greve por tempo indeterminado, ou seja, passando por cima da decisão de instância maior que é a própria assembléia geral.

Passado este período, houve um novo encontro no Gigantinho, onde passou então tardiamente a tão esperada GREVE POR TEMPO INDETERMINADO PARA COMBATER O TERRORISMO DO GOVERNO SARTORI E TODA A SUA MÁFIA. Durante a assembléia foi escolhido o comando estadual de greve que para estabelecer uma questão de unidade na luta chamou todas as forças que militam dentro do sindicato CPERS, entre as quais, o TRIBUNA CLASSISTA. Terminada a assembléia, o COMANDO ESTADUAL DE GREVE juntamente com toda a categoria, foram em caminhada até o palácio Piratini para entregar a pauta de reivindicações. Saímos de lá agendados com o governo para uma audiência no dia17/05/16, às 9:00 HORAS da manhã. Porém aconteceu um fato inusitado, iniciaram-se as ocupações feitas pelos estudantes secundaristas nas escolas e o número de escolas ocupadas até a realização da primeira audiência com o governo já passava de 35 ocupações; além disso, no segundo dia de greve já contávamos com a adesão de 50% da categoria.

O governo, assustado com o movimento e as ocupações, mudou o local da audiência, saindo do palácio Piratini e transferindo a mesma para a SEDUC, porque surpreendentemente o colégio PAULA SOARES nos fundos do palácio Piratini estava ocupado pelos estudantes. A mobilização da categoria veio avançando em um crescente e ao final do segundo dia de greve já tínhamos 76 escolas ocupadas pelos estudantes no estado do RS.

Os resultados da primeira audiência não foram positivos, pois compareceu representando o governo o secretário adjunto de educação, o presidente do IPE, o secretário-chefe da casa civil e o secretário do planejamento. O secretário da fazenda não compareceu e alegaram a sua ausência por estar em viagem com o governador no Rio de Janeiro. A única coisa positiva que se conseguiu foi que o governo se pronunciasse na audiência e também através da imprensa em um documento público oficial, comprometendo-se que não iria haver repressão nas ocupações das escolas, pedido este feito pelo COMANDO ESTADUAL DE GREVE, afinal são nossos alunos, nossos estudantes que estão ocupando as escolas. No dia 18 de maio, já tínhamos no estado do RS 76 escolas ocupadas, a greve da nossa categoria atingia os 50% e continuava a crescer. No dia seguinte, dia 19 de maio, já eram 125 escolas ocupadas e a categoria já estava com 55 % de adesão à greve em todo o estado.

A canção de nossos estudantes é assim nas ocupações: “MÃE, PAI, TÔ NA OCUPAÇÃO E SÓ PRA TU SABER EU LUTO PELA EDUCAÇÃO !!! “.

A categoria já estava ao final daquele dia atingindo os 60% de adesão à greve e as ocupações aumentando nas escolas do estado do RS. HOJE TEMOS UM TOTAL DE MAIS DE 190 ESCOLAS OCUPADAS NO ESTADO DO RS e a adesão da categoria à greve já chegou aos 70%. O governo do estado assustado com isso marcou uma nova audiência de emergência desta vez no CAFF, porém a segunda audiência terminou pior que a primeira, o secretário de educação VIEIRA DA CUNHA estava retornando de suas férias na EUROPA e estava assumindo a ponta das negociações com o COMANDO ESTADUAL DE GREVE. Nada de novo no front, porque a audiência virou um engodo do governo com mais blá-blá-blás do que propostas concretas em relação à pauta de nossa categoria. O que mais nos espanta é que o próprio secretário de educação já havia pedido demissão de seu cargo para o governador que não aceitou e lhe deu as férias para refletir um pouco mais e descansar, afinal o MAGISTÉRIO ESTADUAL HAVIA DECLARADO A SUA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO !!!!

Mais uma vez foi solicitada a pauta, quando o governo acenava, pasmem! com um data show sobre a crise financeira no estado, e o porquê que não poderiam falar em aumento, reajuste, continuando então a falar nos cortes como o parcelamento, que a linha de corte poderia ser menor ainda na folha de pagamento do mês de junho, etc. “Nada de data show!”, falou o COMANDO ESTADUAL DE GREVE, “queremos discutir a pauta e esta audiência já está com problemas, porque o secretário da fazenda novamente fugiu da raia”. Resultado: o que conseguimos de concreto foi que o governo marcasse então uma TERCEIRA AUDIÊNCIA para dar retorno ao COMANDO ESTADUAL DE GREVE sobre a pauta de nossa categoria. Cobramos a retirada do PL 44 que está em tramitação na Assembléia Legislativa e que tem audiência pública marcada para segunda-feira, dia 30/05/16, às 14 hs, e no mesmo dia teremos um ato UNIFICADO COM TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS que iniciará às 10 hs para também cobrar do governo os cortes e a retirada do PL 44. O governo marcou para o MAGISTÉRIO ESTADUAL a nova audiência no dia 31/05/16 no CAFF ÀS 9H. Segue a seguir toda a pauta de reivindicações do CPERS/sindicato :

Uma das ameaças do governo Sartori é o Projeto de Lei 257, que condiciona a renegociação da dívida com a União desde que os Estados arrochem os salários dos servidores.

Não permitiremos arrocho salarial!

Dizemos NÃO ao PL 257!

Queremos nosso reajuste emergencial, o cumprimento da Lei do Piso com garantia de 1/3 de horas atividades e a reposição dos 69,44%.

Todos esses são DIREITOS BÁSICOS dos educadores e direitos devem ser respeitados.

NÃO AO:

✓ Parcelamento e atraso de salários

✓ Parcelamento do 13º

✓ Não pagamento do piso

✓ LDO com reajuste zero até 2018

✓ Aumento da carga horária para 16 horas, sem aumento de salário

✓ Arrocho salarial

✓Enturmações

O governo estadual não cumpre seus compromissos conosco: parcela e atrasa nossos salários, não paga o piso, e, ainda assim, aumenta nosso trabalho.

FORA SARTORI!!!! FORA TODOS OS GANGSTERS DESTE GOVERNO QUE SÓ ATACAM OS TRABALHADORES !!!!!

Em tempo: PARTICIPAMOS DAS ETAPAS MUNICIPAL E ESTADUAL DO II ENE - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, QUE IRÁ REALIZAR A SUA ETAPA NACIONAL DE 16 A 18 DE JUNHO, EM BRASÍLIA. A ETAPA MUNICIPAL ACONTECEU NO DIA 12 DE ABRIL NO SIMPA, EM PORTO ALEGRE. A ETAPA ESTADUAL ACONTECEU NOS DIAS 21,22 E 23 DE ABRIL NO COLÉGIO ESTADUAL TÉCNICO PAROBÉ TAMBÉM EM PORTO ALEGRE, E FOI FEITO O CONVITE PARA TODOS OS PARTICIPANTES DA ETAPA ESTADUAL PARA A CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA, NA FALA DE ABERTURA E, EM NOME DO TRIBUNA CLASSISTA, DEPOIS NA MESA DE DEBATES E NO GRUPO 5 SOBRE TRABALHO E FORMAÇÃO. NO ENCERRAMENTO, NA PLENÁRIA FINAL, FALAMOS DE NOVO E REFORÇAMOS O CONVITE PARA A CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA.


TRIBUNA CLASSISTA: Sede Nacional - Rua Riachuelo 1450 / Sala 42 - 
Edifício Garupá - Porto Alegre / RS
tribunaclassista@hotmail.com
http://tribunaclassista.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/groups/TRIBUNACLASSISSTA