Extraído e traduzido do link: https://revistaedm.com/especiales/lanzamos-international-debates/
O Agrupamento Tribuna Classista, desde o Brasil, saúda alegremente a criação do Espaço Internacional de Debates com a publicação do primeiro lote de novos artigos, em vários idiomas, lançado pela Conferência Internacionalista de Nápoles.
O texto central é o chamado assinado pela coordenação estabelecida em Nápoles no segundo aniversário da ofensiva genocida em Gaza. Esta declaração é o eixo de uma ação conjunta das organizações referenciadas na Conferência, que está sendo distribuída em cidades de três continentes durante as mobilizações pela Palestina que estão em pleno desenvolvimento.
Sobre a questão palestina foi incluída também um texto de nossos camaradas da TIR da Itália, um sobre as manifestações em Gênova e outro expondo a natureza do voto da ONU sobre o "reconhecimento de um Estado Palestino". Convidamos você a ler dois artigos que analisam a situação atual de crise capitalista e crescentes confrontos entre potências, e as formas e efeitos da guerra comercial e tarifária, de Pablo Heller, do PO da Argentina, e Güneş Gümüş, do SEP da Turquia.
Foram publicados três artigos com diferentes perspectivas sobre como a esquerda revolucionária deve intervir diante da dissolução do Partido Trabalhista Britânico e do apelo por um novo partido lançado por Zarah Sultana e Jeremy Corbyn, escritos por TIR, V.U. Arslan, do SEP, e Maria "Chuli" Pelle, do PO.
Assim como dois artigos relevantes do KA na Grécia, avaliando a crise do governo Syriza 10 anos após o referendo sobre as condições de resgate impostas pela Troika das instituições financeiras, e outro desenvolvendo a natureza de uma nova reforma trabalhista promovida pelo governo grego no parlamento.
Por fim foi publicado o documento de situação política nacional aprovado pelo Comitê Central do PO, que avalia a situação política argentina e como a derrota eleitoral de Milei, a enorme crise econômica e as crescentes lutas populares se articulam.
Vamos ler, divulgar e abrir o debate para contribuir com a construção de uma perspectiva internacionalista, uma necessidade urgente da classe trabalhadora mundial.
O Partido Obrero da Argentina compartilhou a apresentação do site, traduzida para o espanhol e estamos nos dispondo a oferecer a tradução dos textos para o português, na certeza que despertará um enorme interesse na esquerda e movimento operário, aqui no Brasil.
O site Debates Internacionais foi lançado como produto de uma resolução da Conferência de Nápoles, que reuniu um grupo de organizações operárias internacionalistas em junho de 2025.
Essas organizações têm colaborado em Conferências anteriores, como a de Buenos Aires em 2024, e em outros encontros e iniciativas online. O tema predominante de nossas discussões e iniciativas tem sido a denúncia dos movimentos em direção a uma guerra mundial imperialista e, em particular, a adoção de uma posição internacionalista e de princípios em relação às guerras na Ucrânia e na Palestina.
Essas posições compartilhadas não têm sido episódicas, mas sim estratégicas por natureza. Destaca-se entre elas a necessidade de defender o derrotismo revolucionário diante da guerra na Ucrânia, denunciando sua natureza imperialista e reacionária em ambos os lados da fronteira entre a Rússia e as forças ucranianas apoiadas pela OTAN, e convocando os trabalhadores de ambos os lados da fronteira a rejeitarem os governos da fome e da matança. Destaca-se também a posição de apoio incondicional à resistência palestina, colocando a derrota do enclave imperialista de Israel como um passo necessário para a unidade socialista do Oriente Médio e a expulsão do imperialismo, tarefa reservada às massas trabalhadoras da região e do mundo.
Mas, paralelamente a essas campanhas compartilhadas, concordamos que a vanguarda internacional precisa ser capaz de processar debates estratégicos, elaborações mais aprofundadas e até mesmo discutir divergências.
Em seguida foi lançada esta página, promovendo um espaço de debate. A Conferência de Nápoles confiou essa tarefa a um comitê de camaradas da KA da Grécia, do PO da Argentina, do SEP da Turquia e do TIR da Itália. Os leitores encontrarão aqui o arquivo das dezenas de resoluções e apelos que produzimos juntos nestes primeiros meses de trabalho conjunto. Também encontraremos contribuições políticas de diversas organizações que participaram ou submeteram seus trabalhos a esses encontros internacionais. A partir do seu lançamento será adicionada a publicação regular de artigos políticos e teóricos das organizações participantes e de seus membros, bem como de outros que desejem enviar contribuições para a publicação. A ideia é expandir nosso trabalho de tradução e disseminação, para que uma parcela maior da vanguarda da classe trabalhadora e explorada do mundo possa acessar esses textos em seus próprios idiomas e lê-los, discuti-los, criticá-los ou adotá-los como seus com mais facilidade.
A publicação do site Debates Internacionais visa, em última análise, ser uma ferramenta para a reconstrução de uma Internacional Operária Revolucionária e de partidos revolucionários em cada país, como o chamado à Conferência de Nápoles estabeleceu como horizonte político.
Trabalhadores do mundo, uni-vos!
