sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

UM ESTUDO INTRODUTÓRIO AO CAPITAL DE MARX, NAS OBRAS ESCOLHIDAS DE LÊNIN

 


O Agrupamento Tribuna Classista iniciou no dia 03/02 um estudo introdutório ao Capital de Marx, nas Obras Escolhidas de Lênin, volume I.

Lênin, como ninguém começa explicando de maneira didática e fácil de ser compreendida, em uma linguagem muito simples, que o objetivo de Marx no Capital era descobrir a lei econômica que rege a dinâmica da sociedade burguesa que está assentada no modo de produção capitalista, desde o fim do feudalismo, bem como estudar as relações de produção de uma sociedade historicamente determinada e concreta, desde o seu germe, passando pelo seu desenvolvimento até a etapa em que vivemos hoje de declínio, de senilidade. 

Segundo Lênin, o que domina na sociedade burguesa é a produção de mercadoria, e por isso Marx inicia o Capital pela análise da mercadoria, dividida em duas categorias, digamos assim, através da Lei do Valor: Mercadoria enquanto Valor de Uso e Mercadoria enquanto Valor de Troca, ou Valor, propriamente dito.

O Valor de Uso, em uma redundância é a utilidade de cada mercadoria de diferentes espécies. O Valor de Troca, ou Valor, é a proporção na troca de um número determinado de mercadorias de uma espécie por um número de mercadorias de uma outra espécie.

Em relação à Equivalência das Mercadorias, de coisas diferentes num determinado sistema de relações sociais que se estabelecem, elas possuem em comum o fato de serem produtos do trabalho, não o trabalho concreto de um determinado e específico ramo da produção, mas o trabalho humano, em abstrato.

O tempo de trabalho socialmente necessário para a produção de determinada mercadoria, de determinado Valor de Uso, é o que determina a grandeza do Valor.

Sem se darem conta, os homens equiparam na troca de mercadorias os diversos trabalhos como trabalho humano. Sob a envoltura de uma relação aparentemente entre coisas (compra e venda de mercadorias) está na essência uma relação de exploração do homem pelo homem, uma relação entre pessoas, o explorador e o explorado.

Marx, segundo Lênin, se dedica principalmente a investigar a origem da forma dinheiro do Valor, estudando o processo histórico do desenvolvimento da troca de mercadorias, desde as trocas particulares e fortuitos, passando pela forma simples, particular ou acidental, até chegar no estágio da forma geral do Valor, quando o ouro se converte o equivalente geral do Valor do dinheiro, resultado do desenvolvimento das forças produtivas.

O dinheiro esconde o caráter social dos trabalhos particulares, passando por várias etapas do desenvolvimento do capitalismo, desde um simples equivalente de mercadorias, meio de circulação, meio de pagamento, tesouro até se tornar o dinheiro universal. 

No Capital, Marx explica a etapa da transformação do dinheiro em capital pelas seguintes fórmulas: 
M-D-M (meio de circulação, venda de uma mercadoria para a compra de outra mercadoria) passa para D-M-D (meio de acumulação capitalista, compra de uma mercadoria para a venda com lucro).

Na próxima semana, dia 08/02, terça-feira, a partir das 20:00 horas, iniciaremos o estudo da Mais-Valia, na plataforma Google Meet. Quem tiver interesse em se incorporar a este estudo para o entendimento da crise mundial do capitalismo que atravessamos hoje, e da necessidade vital de transformação social e política por parte de uma ação revolucionária do proletariado a nível mundial (compreender para transformar!) pode entrar em contato pelo seguinte e-mail: agrupamentotribunaclassista@gmail.com.