terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

TROTSKI: POR UMA ARTE INDEPENDENTE E REVOLUCIONÁRIA



https://www.facebook.com/events/1740676089580732/

Quinta-Feira 16/03/2017 às 19:30 - 21:30
Pró Arte
Rua Alice 462, Rio de Janeiro


Trata-se de uma mesa redonda onde serão discutidos em geral assuntos ligados as questões da arte e da política.
Especificamente falaremos sobre a repercussão que o Manifesto "por uma arte revolucionaria e independente" que Trotsky escreveu com André Breton teve no Brasil no ambiente de intelectuais e artistas nos anos 40 com nomes como Mario Pedrosa e ainda discutiremos os desdobramentos esteticos e politicos que todas estas questões levantam na atualidade.
O ingresso é gratuito.
Confirmadas as presenças do músico Roberto Rutigliano falando sobre a questão da "verdade e da liberdade" no Manifesto.
Do músico Makaiba Soares do CST (tendencia interna do PSOL) falando sobre o tema "toda arte é política. Mas, nem sempre revolucionária. " e do músico Quito Pedrosa falando sobre a historia e o legado do seu avô Mario Pedrosa..
A Pro Arte fica na rua Alice 462-Laranjeiras-RJ

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segundo Michel Lowy: Em 1938, Breton faz uma visita a Trotski no México. Eles redigirão juntos um dos documentos mais importantes da cultura revolucionária do século XX: o apelo “Por uma Arte Revolucionária Independente”, que contém a célebre passagem que segue: “para a criação intelectual, a revolução deve, desde o começo, estabelecer e assegurar um regime anarquista de liberdade individual. Nenhuma autoridade, nenhuma coação, nenhum traço de comando! Os marxistas podem, aqui, marchar de mãos dadas com os anarquistas."