quarta-feira, 9 de setembro de 2015

EEK E ANTARSYA UNEM SUAS FORÇAS PARA AS ELEIÇÕES ANTECIPADAS DE 20 DE SETEMBRO NA GRÉCIA

                                                                       


O Partido Revolucionário dos Trabalhadores (EEK - trotskistas) anuncia sua participação nas eleições de 20 de setembro em colaboração com a frente ANTARSYA.

Estas eleições "via rápida" (“fast-track”), que Tsipras convocou depois da indignação que despertou com a adoção do 3° memorando e sua capitulação aos especuladores locais e internacionais, estão sendo levadas a cabo no contexto de uma deterioração da crise mundial, estrutural e sistêmica do capitalismo, com guerras que se estendem desde o leste de Europa (Ucrânia) ao Oriente Médio e África, com centenas de refugiados desesperados afogados no mar Egeu e no Mediterrâneo, em condições de total bancarrota econômica e política e de crise de poder na Grécia, e a vergonha extrema para a última muleta do poder burguês, a esquerda reformista SYRIZA.

Dentro destas condições críticas, o EEK considera necessária a criação de uma frente única de luta de classes com a finalidade de dar uma resposta operária à crise, para atacar aos usuários do capital local e estrangeiro, uma resposta ao enorme desemprego, ao fechamento de fábricas e pequenos comerciantes, ao empobrecimento e desumanização. Nós dizemos: sim, existe uma solução à crise histórica e sistêmica do capitalismo. Uma solução de classe, tirando do poder os partidos do bloco do Memorando, para sair do sistema de crise e decadência com o estabelecimento do poder dos trabalhadores e um programa socialista na economia com a autogestão direta dos próprios trabalhadores, sem patrões nem burocratas.

Necessitamos urgentemente uma frente única de luta com uma base de classe, no lugar da unidade amorfa dos patrões sob as sombras da burguesia, uma frente contra o nacionalismo, o racismo, o fascismo e o imperialismo. Sobre esta base, cremos que a cooperação com os companheiros de ANTARSYA é um passo adiante no desenvolvimento do movimento de emancipação dos trabalhadores.

                               DECLARAÇÃO CONJUNTA DE ANTARSYA - EEK

As delegações de ANTARSYA e EEK reuniram-se e analisaram os acontecimentos políticos e a possibilidade da cooperação política e eleitoral nas eleições de 20 de setembro.

ANTARSYA apresentou um chamado à cooperação política aberta e se chegou a um acordo sobre os pontos programáticos básicos. O terreno comum é que a primeira tarefa da esquerda anticapitalista é contribuir para o desenvolvimento de uma ampla frente social e política de ruptura que impeça que o terceiro memorando se implante; que sirva para romper os velhos memorandos e todas suas leis de aplicação; pela satisfação imediata e "unilateral" dos direitos sócio-econômico-políticos e democráticos da classe operária, os jovens, os desempregados, os pobres, e os pequenos e pobres agricultores.

Se acordou que o colapso de SYRIZA demonstrou às amplas massas que não pode haver outro caminho para a maioria trabalhadora que o conflito e a ruptura com o capital e sua estratégia para superar a crise às custas dos trabalhadores, que se existe uma alternativa à rota capitalista de um só sentido, uma alternativa baseada em medidas como a nacionalização dos bancos e as grandes empresas sem pagamento e sob controle operário e popular; o não reconhecimento da dívida e sua suspensão e seu perdão; a imediata satisfação "unilateral" das demandas e necessidades populares; a ruptura imediata e a saída da Zona do Euro e da UE. Lutamos que a ruptura e saída da Zona Euro/UE que tenha um caráter anticapitalista, internacionalista, anti-imperialista específico, baseado na cooperação das classes trabalhadoras e as massas populares da Europa e seus movimentos em uma moderna direção socialista e comunista.

A ação na aplicação de um programa deste tipo só pode se dar com o povo organizado, dirigido por um movimento operário classista reconstituído em um caminho de demandas e conquistas, que derrote e rompa o poder burguês e o Estado, para que a riqueza e o poder passem para as mãos dos trabalhadores, por uma sociedade sem exploração.

Sobre esta base, ANTARSYA e EEK decidem trabalhar juntos nas próximas eleições de 20 de setembro. Não faz falta dizer que cada força conserva sua autonomia, sob a cooperação político-eleitoral, para projetar seu próprio programa. Além da compreensão pela necessidade do aprofundamento da cooperação das forças anticapitalistas, anti-imperialistas, anti-UE e de orientação subversiva, ANTARSYA e EEK estão de acordo em que a cooperação nas eleições seja um primeiro passo no curso de uma ação política conjunta e de diálogo teórico-político e iniciativas, dentro de nosso compromisso comum para promover a causa da classe operária pela criação de outra esquerda que empurrará até o final as demandas pela liberação social.