Vide link:
Ocorreu neste sábado uma atividade política em defesa e em solidariedade à rebelião das massas na Colômbia contra o governo Iván Duque, encarregado de Álvaro Uribe e do imperialismo norte-americano para a tentativa de aprofundar um verdadeiro saque dos trabalhadores colombianos através da Reforma Tributária e da Reforma da Saúde, projetos esses que foram retirados da pauta pela intensificação das mobilizações nas ruas, que se constituiu numa mesa debate on line organizada e convocada pelo Agrupamento Tribuna Classista, pelo Política Revolucionária e que teve como convidado internacional o Partido Obrero da Argentina.
Todas as falas foram no sentido de denunciar a violenta repressão desencadeada pelo governo direitista através do Esquadrão Móvel Anti Distúrbios que produziu dezenas de assassinatos, ferimentos e desaparecidos.
Mas a mobilização das massas obrigou o governo a recuar com seus projetos de ajustes capitalistas e anti-operário e a trocar o Ministro da Fazenda e a Ministra das Relações Exteriores.
A paralisação convocada pelo Comite Nacional de Greve no dia 28/04 está se estendendo há quase um mês, embora não exista nenhuma disposição política dessa direção em organizar e convocar de fato uma Greve Geral no país para varrer com o governo e com o conjunto do regime político.
O debate levantou vários outros aspectos não menos importantes da situação colombiana e ligou o levante das massas que já ocorreram no Paraguai, Chile, Bolívia, Equador com a tendência de uma rebelião em curso por todo o continente latinoamericano.
Foi colocada em questionamento também a direção política conciliacionista das massas na Colômbia e no Brasil e a necessidade de se construir partidos operários independentes que sejam a expressão política das tendências revolucionárias das massas latinoamericanas.
Estamos disponibilizando o link da atividade e pedimos desculpas pelos problemas técnicos que ocorreram, os quais ocasionaram a reprodução somente de áudio nos primeiros minutos.