Não lutaremos em suas guerras! Documento elaborado pela conferência internacional de 25/10
Mobilização da juventude francesa
O documento a seguir foi preparado pela conferência internacional da juventude contra a guerra imperialista, que se reuniu virtualmente no domingo, dia 25, com a presença de organizações da Argentina, Chile, México, Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Chipre e migrantes russos, entre outros.
Jovens de todo o mundo estão se insurgindo contra seus governos, guerras, militarismo, repressão e ataques à educação, às condições de vida e às condições de trabalho. Recentemente, vimos mobilizações estudantis na França que atingiram proporções gigantescas em todo o país em defesa da deterioração das condições educacionais, culminando na greve geral de 5 de novembro. Na Espanha, também, os jovens estão na vanguarda das manifestações e dos preparativos para uma greve geral em resposta à crise desencadeada pela crise habitacional e pelo despejo forçado de Maricarmen. Na Itália, jovens estudantes e imigrantes de segunda geração voltam às ruas contra o aumento do custo de vida, a militarização e o emprego precário, depois de terem estado na linha de frente das manifestações e greves em massa do ano passado por uma Palestina livre. O mesmo acontece no Chile, onde milhares de estudantes do ensino médio e universitários se insurgem contra o plano de austeridade orçamentária do governo de extrema-direita de Kast. Na Alemanha, estudantes do ensino médio estão rejeitando em massa o serviço militar obrigatório com manifestações em dezenas de cidades e greves estudantis. Na Argentina, estudantes universitários lideraram verdadeiras rebeliões populares, saindo às ruas e ocupando prédios universitários em massa para protestar contra as políticas "de motosserra" de Milei. Também tivemos a "Rebelião das Baratas" na Índia, que mobilizou centenas de milhares de pessoas contra a corrupção e a fraude educacional.
E esses são apenas alguns exemplos comuns em todo o mundo.
Outro aspecto fundamental desses protestos juvenis é sua postura claramente antifascista e sua rejeição à ascensão da extrema direita global. Isso já ficou evidente nas manifestações em massa contra o genocídio sionista, nas quais, juntamente com a indignação contra criminosos como Trump e Netanyahu — diretamente responsáveis pelo massacre do povo palestino —, houve manifestações e gritos em massa contra os líderes de extrema direita de cada país que aplaudiram seus crimes.
O papel dos jovens e esse caráter antifascista dos protestos que estão liderando também têm sido elementos centrais nas lutas em massa contra Trump e o ICE nos Estados Unidos, ou nos protestos em massa que estamos presenciando contra o governo de De la Espriella, na Colômbia, ou contra o bolsonarismo, no Brasil.
Estamos testemunhando uma resposta de nossas gerações ao desastre para o qual o decadente sistema capitalista está conduzindo o mundo inteiro. Em meio a uma crise de sobreacumulação, os governos capitalistas buscam superar a crise econômica atacando os trabalhadores em geral e, particularmente, a juventude da classe trabalhadora: os orçamentos destinados à educação estão sendo cortados em todo o mundo, assim como os da saúde.
A crise habitacional é generalizada, com toda uma geração de jovens que sabe muito bem que jamais será proprietária de uma moradia sob esse sistema. O desemprego aumenta, juntamente com a precarização do trabalho e a chamada "uberização" das ocupações, por meio da expansão do trabalho freelance.
É evidente que a principal consequência da crise de superprodução capitalista é a intensificação das tendências em direção à guerra imperialista. A luta pela hegemonia global — na qual Estados Unidos e China são os principais contendores — não tem solução pacífica sob o capitalismo.
A guerra imperialista significa morte e fome para os povos arrastados para o conflito; significa a militarização da sociedade e da vida cotidiana; significa programas de austeridade ainda mais severos para financiar a máquina da morte. E, como no passado, significa genocídio — como aquele que o terror sionista de Israel está promovendo na Palestina.
Estamos ao lado do heroico povo palestino. Lutamos por uma Palestina independente e livre, contra Israel, Estados Unidos, OTAN, União Europeia e todos os Estados e governos cúmplices.
A guerra na Ucrânia, o genocídio sionista na Palestina e a agressão dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã são os exemplos mais avançados, mas não são os únicos. Estamos falando de uma tendência global, que os governos estão implementando dentro de suas próprias fronteiras por meio da imposição do serviço militar obrigatório, de medidas de austeridade e de uma economia de guerra.
Nos posicionamos firmemente contra as ações imperialistas no Oriente Médio, ao mesmo tempo que oferecemos apoio incondicional à resistência do povo palestino e à defesa dos povos do Irã e do Líbano.
Em relação à guerra na Ucrânia, afirmamos claramente que não existe um lado "progressista" entre os Estados Unidos e a OTAN, de um lado, e a Rússia de Putin, de outro. Trata-se, na verdade, de uma guerra impulsionada por ambições imperialistas.
Celebramos o crescimento dos movimentos e das manifestações contra a guerra em ambos os lados e defendemos o derrotismo revolucionário.
A resistência à guerra tem na juventude uma de suas principais protagonistas: a rejeição ao serviço militar obrigatório levou a manifestações em massa em diferentes países, como a Alemanha — neste último caso, sob o lema: "Os ricos querem a guerra; os jovens querem um futuro".
A ocupação de campus universitários em protesto contra o genocídio do povo palestino, assim como a cooperação com os trabalhadores em toda a Europa por meio de greves e bloqueios contra o comércio de armas, são outros exemplos de um movimento antiguerra que encerra um profundo potencial revolucionário.
A guerra tornou-se uma questão de política de Estado, impulsionada por governos capitalistas — independentemente de sua orientação política, sejam eles autoproclamados progressistas, democráticos ou de direita — e vem conquistando cada vez mais espaço.
Após o colapso dos regimes políticos tradicionais, o nacionalismo, o racismo e as tendências fascistas estão em ascensão dentro das fronteiras de cada país. Esse é o meio pelo qual os Estados desencadeiam a guerra contra seu próprio povo: com o objetivo de destruir qualquer forma de resistência e garantir que não haja oposição aos seus planos de massacre, tendo como alvo os mais explorados e oprimidos: migrantes, refugiados, mulheres e pessoas LGBTQI+.
A ascensão do fascismo e da extrema direita não representa nada de "antissistema". Pelo contrário, eles sempre foram instrumentos do próprio sistema, utilizados para reprimir a revolta dos trabalhadores e estabilizar o sistema político burguês.
As tentativas de impor a repressão e o terror também têm encontrado resistência por parte dos trabalhadores e dos jovens. Nos Estados Unidos, por exemplo, estudantes e professores de diversas universidades se levantaram contra a polícia fascista do ICE, realizando greves e bloqueando pontos de acesso.
Trump quer assegurar a América Latina como seu quintal, propondo-se a controlar seus recursos naturais e minimizar a influência da China. Faz isso por meio da interferência direta nas eleições desses países e até mesmo de intervenções militares abertas — como aconteceu na Venezuela — para garantir o estabelecimento de regimes politicamente alinhados aos seus interesses.
Utilizando a chamada "Guerra às Drogas" como pretexto, os Estados Unidos ameaçam e atacam constantemente diversos países de toda a América Latina. Ao mesmo tempo, impõem um bloqueio brutal a Cuba, empurrando o heroico povo cubano para a miséria.
A Europa está testemunhando o agravamento de sua crise política em razão da recessão econômica da União Europeia, da ofensiva dos Estados Unidos e dos impactos da guerra na Ucrânia.
Há uma rápida guinada em direção à economia de guerra e à preparação para o conflito, com o programa ReArm Europe, de 800 bilhões de euros.
À medida que os governos perdem legitimidade em consequência da desaceleração econômica e do aumento dos orçamentos militares, os movimentos de extrema direita ganham espaço ao explorar o descontentamento provocado por essas políticas.
Esse processo não representa simplesmente um ressurgimento do chauvinismo, mas, sobretudo, uma reorganização política dos países em preparação para a guerra.
Nesse contexto, esta conferência defende a necessidade urgente de que a juventude intervenha na situação política.
Somos os principais alvos do recrutamento forçado para uma guerra que não é nossa e que representa a expressão mais bárbara da crise mundial do capitalismo.
Além disso, em todo o mundo vemos como estamos sendo utilizados como mão de obra barata, sendo os mais afetados pelos programas de austeridade e pelas ofensivas econômicas dos governos capitalistas.
No campo educacional, a tendência mundial de eliminar as instituições de ensino público e gratuito em todos os níveis apresenta dois aspectos principais: os capitalistas não querem apenas transformar a educação em um novo negócio, mas também desejam baratear nossa força de trabalho por meio da desvalorização de nossos diplomas.
Agora, mais do que nunca, fica evidente que, dentro do capitalismo, jamais poderá existir um sistema educacional universal e emancipador, que promova o desenvolvimento integral e o pensamento crítico.
Os movimentos de frente popular e as experiências social-democratas em todo o mundo demonstraram ser apenas funcionais à reprodução dos interesses capitalistas.
Nossa intervenção estratégica deve se dar ao lado dos trabalhadores de todo o mundo, para derrotar os governos da guerra imperialista e nos levantarmos contra um sistema capitalista incapaz de atender às nossas reivindicações ou de nos garantir um futuro.
Jovens e trabalhadores de todo o mundo: precisamos transformar nossa indignação em ação organizada e cooperação internacional.
Recusamo-nos a ser bucha de canhão, mão de obra barata ou uma geração sem futuro.
Nos dias 20, 21 e 22 de novembro, vamos às ruas, ocupemos os campus universitários, paralisemos as fábricas, bloqueemos a máquina de guerra e façamos greves onde for possível.
Cada local de trabalho, cada universidade e cada bairro deve se transformar em um centro de resistência contra a austeridade, a repressão, as guerras dos capitalistas e o serviço militar obrigatório.
Nem um único jovem, nem um único trabalhador para suas guerras!
Rompimento com todos os planos e alianças imperialistas! Dissolução da OTAN e fechamento de todas as bases militares! Abaixo a União Europeia imperialista da guerra e da exploração!
Abaixo os governos imperialistas belicistas! Abaixo o genocídio contra o povo palestino! Não à colaboração de estados e universidades com o Estado assassino de Israel!
Financiamento para educação, saúde, para as necessidades da classe trabalhadora e da juventude trabalhadora, não para guerra e repressão!
Educação pública gratuita para todos, sem exclusões ou barreiras!
Abaixo a barbárie das condições de trabalho modernas em nome do lucro capitalista! Empregos estáveis com direitos plenos para todos, salários que cubram nossas necessidades!
Por uma greve geral, por solidariedade internacional, para derrubar este sistema que nos nega um futuro! Vamos lutar, vamos nos organizar, vamos vencer!
UJS PO Argentina - Libertação Comunista Grécia - Esquerda Revolucionária Espanha - Sep Turquia - TIR Itália - Juventude Anônima Chipre - GAR México - Força 18 de Outubro Chile - Rede Migrante Esquerdas Pós-Soviéticas (emigrantes russos)
Iremos à conferência internacional da juventude contra a guerra imperialista no dia 25 de outubro.
Não vamos lutar as guerras deles!
